René Louis de Carvalho, filho de Renée France Laugery e Apolônio de Carvalho, deixa a esposa, Angela Arruda, a filha Maithe Arruda Carvalho, uma neta Mila Carvalho Killy, um irmão Raul de Carvalho e um mundo de amigos.
René nasceu em 1944 em Toulouse, Franca, enquanto seus pais lutavam para liberar a Franca da ocupacao nazista. Seu nome simbolizava a promessa da nova vida trazida pelo fim da guerra. Com dois anos, ele e a família voltaram para o Brasil, e viveram por anos na clandestinidade quando o PCB foi posto na ilegalidade.
Foi integrante da Corrente Revolucionária, dentro do PCB - Partido Comunista Brasileiro, que deu origem ao PCBR - Partido Comunista Brasileiro Revolucionário, do qual foi um dos dirigentes, ao lado de Mário Alves (morto na tortura), Jacob Gorender, Apolônio de Carvalho (seu pai e um herói de 3 países: Guerra Civil Espanhola, Resistência Francesa e a luta pela emancipação do povo brasileiro).
René foi preso e torturado em 1970, cumpriu parte da prisão no Regimento Sampaio, de Infantaria do Exército, e saiu do Brasil em janeiro de 1971, trocado pelo Embaixador Suiço Giovanni Bucher, sequestrado pelas forças da esquerda revolucionária que lutavam contra a Ditadura Militar, comandada, na época, pelo General Garrastazu Médici. Junto com ele foram libertados mais 69 presos de todo o país, levados ao Chile.
Quando da ditadura militar de Pinochet, René e Angela foram presos no estádio nacional. René foi resgatado pelo consulado francês (e presos franceses). Passou o exílio em Paris até voltar ao Brasil em 1981, após a anistia.
Economista, cursou mestrado e doutorado em Ciências Econômicas na Université de Paris VIII, foi professor de economia rural na Universidade Federal da Paraíba, em Campina Grande, ao voltar para o Brasil, e, depois, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de onde se aposentou há seis anos.
Nos últimos anos, René se dedicou a preparação de um livro sobre o desenvolvimento regional do estado do Rio de Janeiro (inacabado), e, mais recentemente, a análises políticas da situação brasileira.